sábado, 13 de julho de 2013

Dicas para um Jardim de Inverno...




Decorando com Criatividade...

Jardim de Inverno

Olá queridos leitores!!
Quem disse que em apartamento não podemos ter um jardim e cultivar o verde?
O assunto de hoje éJardins de Inverno!! Vamos ver algumas dicas e cuidados na hora de montar o seu jardim, e também quais as plantas mais indicadas.


Os Jardins de Inverno ou Jardins Internos como são conhecidos, surgiram na Europa por volta do século 17, sendo uma área de conveniência,  uma  expansão de seus casarões, posterior se tornando ambientes de decoração com um ar aconchegante e harmonizando o ambiente.


O primeiro ponto a levar em consideração na hora de montar seu Jardim de Inverno é o local, que deve ser arejado e próximo a janelas ou algum lugar que receba luz natural pelo menos uma parte do dia, caso contrário as plantas terão tempo de vida reduzido tendo que troca-las com frequência.

Os jardins são muito aplicados em baixo de escadas, em sacadas de apartamento, no final do corredor e até mesmo em baixo da cuba do banheiro! 





   

Plantas para Jardim de Inverno





Mini Cactos: para o cultivo dos mini cactos a unica regra é não regar em excesso, no verão a cada 6 e 7 dias é necessário dar uma colher (sopá) de água, no inverno a cada 10 a 12 dias. Planta resistente a calor.






Zamioculcas: planta ideal para decoração de áreas internas, pois não necessita de muita luz, tem seu crescimento lento levando em torno de 2 anos para atingir 1m. Deve ser regada no máximo duas vezes por semana. Se adapta muito bem a temperaturas médias de 18C.





Rosa de Pedra: conhecida como "suculenta", plantas muito resistentes, gostam de lugares quentes e de sol. Se a planta estiver em vasos é bom regar duas vezes por semana, ou ao notar que a terra está seca ao toque, nunca deixar água sobrando no pratinho, caso seja plantada diretamente ao solo é necessário regar mais vezes, por conta da evaporação.







Jade: se adapta bem a ambientes internos, da mesma família das "suculentas", não regar em excesso, planta com crescimento rápido.









Pau d'água: em casos de cultivar em vasos escolher um tamanho entre médio e grande, é necessário regar com frequência, e ter terra bem adubada.






Antúrio: planta de fácil cultivo, regar frequentemente sem encharcar, no verão pulverizar as folhas com água. Plantar em local sombreado e garantir calor e umidade.

Palmeira areca: uma das especies de palmeiras mais populares, pode ser exposto ao sol, mas as folhas ficam mais viçosas se cultivada á sombra. Cultivar em solo bem adubado, manter solo úmido sem abundância.




Licuala: outro tipo de palmeira, muito utilizada para compor jardins internos, para o cultivo deve-se manter o solo úmido, não expor diretamente ao sol para não amarelar, no verão borrifar as folhas com água.



Espada de São Jorge: planta com folhas cilíndricas e verticais, muito resistente, deve ser regada a cada 15 dias sem molhar as folhas, manter a sombra.




Begônia: são verdadeiros buques de flores, é de fácil cultivo as regas devem ser feitas sem molhar as folhas, manter em ambiente sombreado, longe de friagem e vento.

Pedras para decorar jardins:

As pedras são uma ótima composição para decorar jardins, mantendo o aspecto limpo, com um custo baixo, mantem o efeito rustico e combinadas entre si formam composições muito interessantes.



Pedras pintadas: pedra para feitos modernos, e criação de desenhos horizontais.








Pedra rolada: pedras pequenas com formato arredondado, ótima composição para manter um efeito rustico ao jardim.








Gravilhas: podem ser encontradas em várias tonalidades neutras, são de formato pequeno.





Brita Branca: muito utilizada em jardins internos, proporciona exelente acabamento.






Granito: utilizado para decorar jardins, também utilizadas em entradas de garagem, em paredes, para muitas finalidades.






Cuidados ao montar seu jardim de inverno

Quando se está construindo o ideal é planejar o local onde irá montar seu jardim de inverno e planejar a profundidade, drenagem da terra e tamanho, caso queira plantar no mesmo nível do piso e diretamente no chão. Já quem deseja fazer seu jardim sobre o piso o recomendado é usar as plantas em vasos por conta da terra e da água que irão danificar e manchar o piso e as paredes, se for plantar diretamente sobre o piso será necessário impermeabilizar chão, e construir um sistema de drenagem para escoar a água.

Uma boa opção é utilizar grama artificial. Também pode ser feito um jardim utilizando uma caixa d'água ou galão de 80 litros que pode ser cortado ao meio, ambos já tem o lugar onde pode adaptar o cano para escoar a água mesmo assim é necessário fazer uma camada de pedra em baixo e por um filtro para não trancar o cano.
Caixa d'água multi uso
Galão 80L
Para não ficar feio e esconder a caixa ou galão pode criar uma caixa de madeira em volta e revestir com bamboo ou qualquer material rustico de sua preferencia, e completar o espaço entre a caixa de madeira e a caixa d'água com pedra simples, posterior preenche a caixa d'água com terra pronta para plantar, por fim decora com pedras, lascas de madeira e grama artificial, assim não terá que se preocupar com infiltrações no piso ou na parede. É importante proteger o piso com uma lona, assim caso um dia queira retirar o jardim de inverno o piso estará intacto.





Espero que tenham curtido as dicas!!

Fonte:http://meupalaciode64m.blogspot.com.br

Um comentário:

Deixe seu comentário e ou sugestão...Adoraremos entrar em contato com você.