terça-feira, 16 de julho de 2013

Ervas....Um jardim aromático....



Decorando com Criatividade

Que assunto delicioso e cheio de sabor o post de hoje!
Um jardim de temperos,  além de útil, a plantação decora o ambiente e deixa um aroma agradável.
Fonte: www.garotasnormais.com.br
Fonte: www.garotasnormais.com.br
Nos últimos anos, os jardins de temperos têm sido os preferidos de quem mora a metros de altura do asfalto e sente falta da terra e de plantas no lar. Ideal para quem gosta de cozinhar, utilizando temperos frescos e sem agrotóxicos. Estes espaços úteis dentro de casa, também proporcionam uma decoração alternativa e um aroma agradável.
Neste ano, a Portobello criou revestimentos para o chão e paredes que vão deixar o seu ambiente ainda mais moderno.  Nossos ambientes também tem um temperinho especial, com a tendência das hortas dentro de casa!
Acesse o link http://www.portobello.com.br/linhas/ecollection e fique por dentro de todas as informações sobre o produto!
temperos 2
Novas espécies e formatos surpreendentes. A Teca, madeira com origem nas florestas tropicais do Sudeste Asiático e cultivada com técnicas de reflorestamento no Brasil, de tonalidade clara conhecida pelo uso naval é interpretada em duas tonalidades, uma suave e uma intensa.
Ecollection
Ecollection
Além das tábuas em 20×120, o novo super formato 20×180 deixa as composições ainda mais elaboradas. Uma das grandes vantagens técnicas da Madeira em porcelanato é a possibilidade de uso em áreas molhadas sem demandar manutenção e, para esse uso, também há um novo formato: o Super Deck 90×90. Outra espécie reproduzida é a Acácia, que recebeu um tratamento para ficar enegrecida. A Acácia Negra é sofisticada e contemporânea e está disponível nos formatos 20×120 e 20×180.
Liberty
Acácia Negra
MOS ECOLLECTION PALITO MULT 30X3   // TECA INTENSA 20X180 RET
MOS ECOLLECTION PALITO MULT 30X3 // TECA INTENSA 20X180 RET
Preocupação – A primeira preocupação na hora de começar o jardim é a quantidade de sol que as plantas irão receber. As hortaliças precisam receber, no mínimo, cinco horas de luz solar por dia. Por isso, o ideal é instalar a horta na varanda ou junto à janela. Outra preocupação é quanto ao vento. Com exceção de tomilho, tomilho-limão, lavanda, capim-limão e alecrim, a maioria dos temperos é pouco tolerante às ventanias.
Fonte: www.plantasonya.com.br/hortas-e-medicinais/page/13
Fonte: www.plantasonya.com.br/hortas-e-medicinais/page/13
Passo-a-passo para fazer uma horta em casa
  1.   Em uma jardineira ou  vaso use: terra vegetal, areia de construção e adubo. Para a montagem use: pedrinhas no fundo do vaso ou cacos de telha, depois a areia úmida e a mistura da terra vegetal com o adubo.
  2. Faça furos no fundo da jardineira (se o modelo não vier com os orifícios de fábrica). A jardineira deve ter no mínimo três furos para escoar a água, mas esse número pode aumentar se o recipiente for maior.
  3.  Misture a terra para  deixá-la bem fofa, se você não tiver uma pazinha para misturar use uma colher velha.
  4. Retire do saco plástico ou vasinho as mudas com o torrão, cuidando para não estragar a muda, pois elas são muito sensíveis,  transfira para o vaso ou jardineira e complete com terra. Após o plantio, regue as mudas com o regador.
temperos 7
Veja mais ambientes: www.portobello.com.br/ambientes/areas-de-lazer-e-externas
Lembrando que você deve regar sua horta todas as manhãs para deixar o solo sempre umedecido, mas não encharcado!
Faça você o seu!
Faça você o seu!

Fonte: www.plantasonya.com.br/hortas-e-medicinais/page/13
Fonte: www.plantasonya.com.br/hortas-e-medicinais/page/13
Opte por hortaliças com raízes curtas, como alface, coentro, cebolinha, salsa, pimentão, couve e rúcula ou até frutas de pequeno porte, como tomate-cereja e morango. Vegetais de raízes longas, como cenoura, rabanete e mandioquinha, não se adaptam bem a solos pouco profundos.
As espécies de manjericão, por exemplo, pedem sempre vasos com altura maior de 25 cm. Já tomilho, orégano e manjerona, ficam bem acomodados em vasos de 15 cm.
Fonte: www.blogcasadecoracao.blogspot.com.br/2012/01/dicas-de-como-cultivar-temperos-e-ervas.html
Fonte: www.blogcasadecoracao.blogspot.com.br/2012/01/dicas-de-como-cultivar-temperos-e-ervas.html
Não adianta colocar muitas espécies num mesmo vaso: em vaso pequeno, coloque apenas uma espécie; em médios, uma ou duas, e assim por diante.
Fonte: www.unimedvivasaude.blogspot.com.br/2011/05/aprenda-cultivar-temperos-em-casa.html
Fonte: www.unimedvivasaude.blogspot.com.br/2011/05/aprenda-cultivar-temperos-em-casa.html
Horta dentro de casa, na cozinha, aproveitando a janela da pia com vasos de diversos tamanhos e formas, com vários temperos.
Fonte: www.comidanarede.com.br
Fonte: www.comidanarede.com.br
Veja mais ambientes:
Veja mais ambientes: www.portobello.com.br/ambientes
Indicações terapêuticas de  algumas plantas medicinais:
- Alecrim: Fazer um infuso e utilizar em casos de abscessos, cólica menstrual, flatulência. Tosse, para reumatismo utilizar em banho.
- Babosa: caspa (polpa da folha), fortalecimento da raiz capilar. Evitar o consumo interno em longo prazo, pois pode causar danos Hepáticos.
- Boldo-do-Chile: infuso com folhas do boldo pode ser usada em afecções hepáticas, Dispepsias, flatulências, afecções gástricas, inapetência, cálculos biliares, debilidade orgânica.
- Camomila: fazer um infuso com as flores para cólica menstrual, conjuntivite (lavar os olhos); ma digestão, febre, insônia, náuseas, nevralgia, obesidade.
- Carqueja: fazer um infuso pra redução do colesterol; ma digestão, fígado, frieiras (lavar o local afetado); distúrbios da menopausa; obesidade; reumatismo; ma circulação.
- Erva-cidreira: fazer um infuso para minimizar azia; cefaléia; insônia; tosse.
Erva-doce: utilizar um infuso para estimular amamentação e apetite; azia; redução do colesterol; flatulência; ma circulação; verminose.
Hortelã: pode se fazer um infuso para estimular amamentação; azia; verminose;
Salvia: Fazer um infuso para gargarejos e bochechos para afta e amidalite.
Fonte: www.estacaodasfloresfloricultura.com
Fonte: www.estacaodasfloresfloricultura.com
Sugestões Perfeitas
 Hortas em jardineiras com suportes para paredes e muros, também são ótimas para driblar a falta de espaço em apartamentos ou áreas pequenas. Ideal para evitar escavações caninas e felinas!
Fonte: www.criacoesemfamilia.com
Fonte: www.criacoesemfamilia.com
Ou ainda um painel em madeira, de ripas, com pregos ou ganchos e preso na parede por parafusos com    buchas. E nos pregos ou ganchos penduram-se os vasos ou usa-se suporte de madeira para dispor os  vasos.
Fonte: www.blogcasadecoracao.blogspot.com.br
Fonte: www.blogcasadecoracao.blogspot.com.br
Outra ótima sugestão é esta mini horta vertical que traz cores e hortaliças em uma varanda de 3,40 m² e forma um gracioso jardim em vasos,  presos à parede por um suporte de ferro fixados com bucha, que  sustentam os lindos cachepôs  de alumínio.
Olha que ideia bacana. Com canos de PVC transformados em suporte para o cultivo:
Fonte: hsgarden.blogspot.com.br
Fonte: hsgarden.blogspot.com.br
E as garrafas pet. #criatividade
Fonte: www.ciclovivo.com.br
Fonte: www.ciclovivo.com.br
Tempere a sua vida!
Tempere a sua vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e ou sugestão...Adoraremos entrar em contato com você.