quarta-feira, 26 de junho de 2013

Sugestão maravilhosa e de baixo custo....Confiram, lindas cortinas...



Decorando com Criatividade....

Cortinas de esteira decoram ambiente com estilo
Uma casa em que as janelas não tem cortinas parece estar nua, concordam? Um simples bandô, ou um varão com um voalzinho, já dão outra aparência. Seguindo na onda do menos é mais, pensando no nosso amigo bolso, estou colocando um passo-a-passo de como transformar uma esteira de praia em cortina, atendendo assim a pedidos de quem anda chateado com as janelas nuas.
Como transformar esteiras de praia em belas cortinas
As cortinas de esteira, as tradicionais, que compõem muito bem na decoração com outras fibras e madeira, aparecem em formato de cortina rolô, romana e painéis. Vamos transformar a nossa conhecida esteira de praia em cortina rolô e também em cortina romana. Com capricho podemos obter o mesmo efeito de uma peça comprada pronta.


Modelo de cortina rolô feita de esteira de carnaúbaO bambu é o material dessa cortina rolô

funcionamento do modelo de cortina rolô que vamos fazer, é igual aos acima. A cortina é sustentada por uma ripa de madeira que é fixa na parede ou no teto. O sistema é muito simples precisando apenas de cordão, parafusos de fixação, parafuso com argola e um prego.

Esquema de furação para a ripa de fixação da cortina de esteiraA ripa deverá ter a largura da sua janela. Se o tamanho da janela pedir mais de uma esteira, coloque-as na mesma ripa. A fixação pode ser na parede com dois parafusos.
Preste atenção em como deverá ser feito o posicionamento da esteira sobre a ripa.
Quando ela for parafusada na parede, sustentará toda a cortina.
A dobradura na frente cumprirá o papel de bandô.
Posicionamento da esteira sobre a ripa
Esquema de como funciona o cordão para subir a cortinaO sistema se completa com a fixação do cordão ou barbante na parte de trás da ripa.
Depois de fixo o cordão desce até a borda inferior da cortina e sobe pela frente novamente até a ripa. Ali passa por um parafuso argola e desce novamente até a altura das mãos.
Quando o cordão for puxado enrolará a cortina até a altura desejada.
Para entender melhor observe o meu desenho perfeito do detalhe do cordão. Perceba que a argola é fixa na parte de baixo da ripa.
Simples não?
Para finalizar fixe um gancho na parede ao lado da cortina para enrolar o cordão quando a cortina estive aberta.
Detalhe do esquema de fixação do cordão

Quer mais uma sugestão?
Cortina romana feita com esteira de praia

E que tal transfomar a sua esteira de praia numa cortina romana? A cortina romana é essa que sobe e forma dobras. A sustentação é feita com varinhas de madeira ou plástico na parte de trás da cortina. Nesse projeto vamos ver uma adaptação do sistema para a nossa esteirinha básica.
Marque os pontos onde fará os cortesMarque os pontos onde iremos cortar a esteira para encaixar as varinhas de sustentação.
Esquema de marcação dos pontos de corteConfira no esquema ao lado como marcar os pontos onde faremos os cortes. Vamos encaixar quatro varinhas, duas nas bordas e as outras a 40 cm de distância.
Corte a esteira e encaixe as varetasNa imagem as varinhas estão em amarelo para ficar mais fácil a visualização, mas você pode deixar na cor natural. Corte onde foi marcado com cuidado, e o suficiente para passar a sua varinha. Depois de cortado encaixe as varinhas como se fosse uma costura.
Esquema de amarração do cordão da cortina romanaAgora vamos colocar os parafusos argola onde passará o cordão. Eles devem ficar bem no centro das varinhas, sendo que a superior receberá uma extra por onde o cordão descerá.
Fixe as argolas e passe o cordãoAmarre o cordão na argola da varinha que ficará embaixo, encaixe nas outras argolas até em cima, conforme está no esquema anterior.
Decore a sua cortina antes de colocá-la Fixe a sua cortina com preguinhos pequenos na moldura da janela e coloque um gancho na parede ao lado para quando subí-la.
Me diga se tem uma forma mais econômica de se fazer uma cortina com esteira e que dê um toque todo especial para aquela sua janela meio nua ?!
A dica final fica por conta do seu toque pessoal na customização. Pinte flores, conchas, pássaros, desenhos abstratos ou borde, porque não? Tente, invente e ganhe em estilo.
Fotos: 1. Real Decorações, 2 e 3. Carlos Diz Designer e passo-a-passo da cortina romana Bem Simples.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e ou sugestão...Adoraremos entrar em contato com você.