domingo, 2 de junho de 2013

Jardim ...Dentro de casa...


Decorando com Criatividade...
Ter uma casa linda com um belo jardim é um sonho de muita gente. Mas o que fazer se a sua realidade está bem longe disso? Sabemos que cultivar diferentes espécies de plantas é bastante difícil em pequenos espaços.

Contudo, não é por isso que devemos abrir mão do verde! A solução é tê-lo dentro de casa. Afinal, todo mundo gosta da sensação agradável que as plantas nos proporcionam. Reservar um cantinho no lar e cuidar do seu próprio jardim, além de trazer um efeito repousante e enfeitar a casa, pode ser uma boa distração. Há quem encare essa atividade até como terapia!

O Portal Vital conversou com a arquiteta e paisagista Caterina Poli (www.catepoli.com.br), que traz dicas simples para você dar mais vida à sua casa durante o ano inteiro:

A espada-de-são-jorge é uma excelente opção por ser bastante resistente. Fazendo as escolhas certas

Segundo a especialista, “o melhor ambiente é aquele em que houver ventilação e incidência de luz solar”. Em geral, livings, sala de jantar e varanda possuem essas duas características, que são fundamentais para o desenvolvimento da vegetação.

Se o local for muito pequeno, use uma bancada ou um aparador para apoiar os vasos. Fuja dos nichos: “Como são espaços limitados e não possuem ventilação nem iluminação adequadas, eles não são aconselháveis”, orienta Caterina.

Pesquise sobre a manutenção das espécies.Em relação às espécies, a profissional elege algumas que possuem maiores chances de se manterem bonitas por bastante tempo mesmo dentro de casa: Pacová, Filodendro Xanadu, Ráfias, Chamaedorea, Lírio da Paz, Yucca, Dracenas, Ripsális, Pata-de-elefante, Zamioculca, Espada-de-são-jorge e Lança-de-são-jorge.

Para escolher os vasos, você deve saber quais plantas vai cultivar. Existem diversas opções e modelos para diferentes gostos e bolsos, sejam chiques ou descontraídos. “Em algumas ocasiões, eles são mais caros do que aquilo que será plantado. Mas não adianta ter uma peça linda com o conteúdo descuidado”, alerta a paisagista.

Manutenção

Reserve um cantinho para o seu jardim. Além de enfeitar a casa, pode ser uma boa distração.É possível manter o seu cantinho sem a ajuda de um especialista, mas isso exige disponibilidade e pesquisa sobre as espécies que você escolher. “Preserve as suas plantas adubando-as a cada dois ou três meses e regue-as sempre conforme a necessidade de cada uma”, completa.

Outra proposta para ter verde dentro de casa é a parede viva. “Elas ocupam, em média, 40 cm de largura, mas exigem algum tipo de suporte na parte de baixo para captar o excesso de água da irrigação”, alerta Caterina. Para não ter o problema de acúmulo de água e evitar contratempos, “o ideal é implantar um sistema de irrigação. Para a adubação, a forma mais indicada é a líquida”, finaliza.

Se você se animou com essa opção de ter um jardim vertical, aguarde! Estamos preparando uma matéria especial sobre esse assunto. Confira aqui em breve.
Você tem algum truque para manter as plantas lindas, mesmo quando estão dentro de casa? Compartilhe com a gente esse segredinho!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e ou sugestão...Adoraremos entrar em contato com você.