segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Como amenizar a sensação de calor...




Decorando com Criatividade...

Não sei de vocês, mas eu só consigo pensar isso: “Nossa, que calor!!!!!!!!”. Então, selecionei algumas dicas  (além de ligar ar condicionado e ventilador) que podem atenuar esta sensação quente demais da conta dentro de nossas casas e apartamentos, seja agora, seja na construção, seja na reforma para suportar melhor o verão do ano que vem, porque as previsões dizem, vocês sabem, que VAI FICAR PIOR !
1) Cobertura ou telhados e paredes externas em branco diminuem a temperatura do interior das construções, assim como azulejos e pedras – Atualmente há, inclusive, tintas isolantes térmicas para pintura externa e interna.  Telhados que refletem a luz (por serem brancos, pintados de cores claras ou de alumínio polido, por exemplo) podem refletir até 90% da energia do sol, diminuindo assim, o que deixam passar para o interior da casa. Isolamento térmico, com forros ventilados e telhados vivos (com plantas) também reduzem o calor interno.
teto_branco
2) Na construção é necessário observar a posição da casa em relação ao Sol:Paredes que recebem o sol diretamente ficam quentes e levam o calor para dentro de casa – se for possível acrescentar coberturas na área externa, não deixando o Sol bater diretamente nas paredes é uma boa ideia. Leia este post  onde falo sobre a melhor posição da casa, janelas, ambientes, vidros, etc. e consulte – sempre – um arquiteto ou engenheiro, inclusive para construção de área de lazer, piscina, churrasqueiras.
trajetoria03
3) Mantenha as cortinas fechadas nos horários mais quentes – Assim você diminui a entrada do calor. E no verão, use cortinas em tecidos leves, claros e vazados (para ventilar melhor). Os vidros refletivos, duplos ou filtros para janelas que atenuam o calor são um ótimo investimento. E se possível, abra as janelas à noite para que o ar mais fresco entre na sua casa e feche-as bem cedinho para manter este ar frio dentro de casa o máximo possível – se conseguir, né?.
wunderweibDOTde6
4) Plantas dentro de casa sempre ajudam (não esqueça de molhá-las bastante, nos horários mais frios – manhã e/ou noite).
10-varandas-e-quintais-aconchegantes-para-curtir-a-primavera
5) Se você tem ventilador e umidificador de ar, teste usá-los juntos: O vapor frio do umidificador vai ser espalhado pelo ventilador. Outra dica é o uso de recipientes com boca grande (como bacias) com água para umidificar os ambientes.
cc-refresque-03
5) Lâmpadas incandescentes são fonte de calor. Troque-as por fluorescentes ou de led.
11-apartamento-sessentao-de-85-m2-parece-novo-apos-a-reforma
Então, vamos melhorar este verão ???

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e ou sugestão...Adoraremos entrar em contato com você.