segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Arrumando as prateleiras....



Decorando com Criatividade...

Prateleiras podem estar – e ajudar a organizar e decorar – em todos os ambientes de uma casa ou apartamento. Tem a prateleira sozinha, conjunto de prateleiras, as prateleiras de uma estante ou de um móvel… Tem prateleira decorativa,  prateleira para manter à vista objetos de uso constante, prateleira que serve como apoio e prateleira que serve para tudo isso junto ! Como decorá-las e/ou organizá-las depende da função, posição, do seu estilo, do seu jeito (organizado? Bagunçado – como eu?) do ambiente e do seu objetivo em relação à elas.
(e aí você vê como um assunto que parece simples torna-se complicado de repente com tantas possibilidades…) Mas vamos descomplicar (ou não..rs!):
1) Prateleiras na decoração: Se é para decorar, em geral, cuidamos para não poluir, mantendo poucos e bons objetos, em tamanhos compatíveis com o espaço existente. Escolhemos objetos que tenham relação, tanto em estilo como nas cores, com o ambiente onde elas estão. Tentamos criar uma relação, nem que seja de proximidade – criando conjuntos – entre eles.   Tentamos variar tamanhos, texturas, materiais, para enriquecer a decoração. Podemos usar a iluminação para dar mais sofisticação, mas de uma forma sutil e acolhedora. E sempre é importante pensar na segurança: Tenha certeza da boa colocação da estante e de não ultrapassar o peso que ela pode suportar.
09-casa-e-repleta-de-moveis-vintage-e-objetos-com-historia
Nesta foto, as pequenas prateleiras cruzadas na parede marrom chamam bastante atenção pela cor, formato e revestimento. Os objetos são pequenos, compatíveis com a largura das prateleiras, mas bem visíveis por  sua cor.Não são necessários grandes objetos, porque o conjunto já é bastante expressivo. A prateleira acima da TV e a abaixo dela tem poucos objetos – compatíveis com o ambiente simples e despojado, mas harmonizados pela cor e estilo com o ambiente.
 perfeitaordempinterescomosentahidden-dangers-carpeting
Nas fotos acima, a mesma posição: Atrás do sofá. Ótimo para decoração, mas  cuidado com a largura e altura das prateleiras e a largura do encosto do sofá (na segunda foto, deste ângulo, a impressão é que alguém pode bater com a cabeça na prateleira inferior...). Outra coisa interessante é a escolha das cores dos objetos: Os ambientes são em preto e branco, assim como a maioria dos objetos, mas note que nos dois há objetos em tons terrosos, o que acrescenta “aconchego” ao ambiente. A maioria dos quadros em branco torna mais leve o conjunto na 1a. foto, já que as prateleiras tem muitos quadros e ocupam toda a parede.  Na segunda foto o objetivo foi mesmo dar um toque mais pesado e quente ao ambiente, com muito branco.
detalhedecorachadosdownanddoutchicblogspot15
Gosto muito do efeito causado por luminárias e abajures nas prateleiras. Na 2a foto, veja novamente como o preto sobressai, a presença do azul existente na sala e a leveza dos objetos transparentes na prateleira superior, que tbém enriquece o conjunto, que ficaria “chatinho” se fosse tudo preto..
11-truques-de-iluminacao-em-dois-apartamentos estante13476111511
Uma grande atenção deve ser dada à iluminação: Há diversas formas de iluminar uma prateleira e com diversos tipos de lâmpadas. Lâmpadas colocadas na parte posterior tornam visíveis os contornos dos objetos, mas não os seus detalhes (veja a 2a foto). Lâmpadas halógenas esquentam e podem manchar ou até incendiar papéis, livros, tecidos, dependendo de sua potência. Só use lâmpadas LED brancas se  realmente quiser dar um efeito frio a um ambiente (o que, em geral, não é o recomendado).
homedesigningwhite-modern-living-room-bookshelf-600x585
Só há sentido em manter tantas prateleiras vazias assim quando elas fazem parte de uma estante que divide 2 ambientes e você não precisa de privacidade, não quer “poluir”  e deseja o máximo de luz passando para o ambiente seguinte.
prateleiras de madeira 5
E só encha uma prateleira de pequenos objetos se estiver exibindo uma coleção
próximo post, eu vou falar das prateleiras funcionais, ok ?
Fotos dos sites e blogs: CasaAbrilhomedesigningdownanddoutchicachadosdedecoração,perfeitaordem e mais 2 que esqueci (ops!)

Um comentário:

Deixe seu comentário e ou sugestão...Adoraremos entrar em contato com você.