quarta-feira, 8 de maio de 2013

Escolha a cor....










A cor certa na casa nova...

Chegou a hora de dedicar-se à decoração de seu apartamento e a pintura é um dos primeiros passos. Dúvidas, muitas dúvidas: quais cores são mais indicadas? É aconselhável usar várias delas nos diferentes ambientes ou é melhor deixar tudo branco? Qual é o tom mais indicado para a sala? E para o quarto?

Muitos arquitetos e decoradores afirmam que todas as cores são bem-vindas numa casa – mas é preciso saber utilizá-las. Para auxiliar aqueles que não sabem por onde começar ou têm dúvidas sobre o que fazer, segue importantes dicas. Tome nota:
- Antes de decidir, procure analisar cada ambiente e tudo o que o compõe. Avalie a cor do revestimento do piso e da parede e foto dos tapetes e dos móveis. Observe se os tons estão harmônicos ou se há muito contraste; se há excesso de cores ou pouca variação. Este caminho, certamente, dará mais segurança antes da decisão.
- Não se esqueça de que as cores despertam sensações. Num ambiente, podem deixá-lo mais amplo, sóbrio ou animado, por exemplo. Por isso, em áreas como cozinha e sala – onde as pessoas se reúnem – deve-se usar cores acolhedoras e alegres como o amarelo e o laranja. Os quartos pedem os tons mais frios e relaxantes como azul ou verde (sempre claros).
- Ambientes pequenos pedem tons suaves e discretos. Se quiser usar uma cor mais vibrante, reserve-a para os detalhes - como uma parede específica, almofadas ou a cortina. Alguns arquitetos defendem que pintar o teto de azul claro e as paredes de tons manteiga dá amplitude visual.
- Nuances mais escuras, como o cinza e o preto, são boas pedidas para espaços com boa luminosidade. O cinza fica moderno e atual se for utilizado com cores vibrantes como o rosa, amarelo ou roxo. É uma combinação ousada, porém, especialistas em decoração aprovam o contraste.
- O preto também vem ganhando espaço na decoração. É uma cor que pode valorizar e muito um determinado ambiente se estiver, por exemplo, numa única parede. Experimente colocar uma bela fotografia em preto e branco ou um quadro de traços mais modernos. Iluminado com ponto de luz, certamente será um canto que chamará a atenção das visitas.
- O branco é unanimidade, não há quem não goste. No entanto, em excesso, deixa o ambiente com muita luminosidade e pode causar desconforto. Uma opção para driblar tal efeito é optar pelo “off-white”, popularmente chamado de “branco sujo”. Não há nada mais atual.
- Por fim, mais uma dica prática: a cor dos catálogos de tintas que ficam nas lojas pode variar quando aplicada na parede. Após definir as cores que utilizará, compre ¼ do galão e faça um teste: pinte uma amostra na parede, e espere secar. Confira se a cor lhe agrada. Em caso afirmativo, dê seqüência à pintura e aproveite!

Fonte: http://www.dicico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e ou sugestão...Adoraremos entrar em contato com você.