A famosa estampa com "zig-zags" da Missoni vem influenciando o mercado.
Em recente matéria do jornal “O Globo” (veja aqui) foi apontado um novo modismo nos interiores atuais: o uso de grafismos ou elementos geométricos em revestimentos. Vinda do mundo da moda, como muitas vezes acontece, observamos que esta tendência tem também tem um pouco de “fabricação”, ou seja, não se trata de uma ideia natural, mas ocorre em função da chegada no Brasil (e ao Rio, há poucos meses) da grife italiana Missoni, forte em estampas trabalhadas de todas as formas, mas com um geometrismo próprio, praticamente uma marca da empresa que pode ser reconhecida com facilidade. O famoso “zig-zag” da Missoni está chamando a atenção para outros grafismos dos mais interessantes e bonitos.

Papel de parede em cinza e branco com geométricos: uma bela escolha, sóbria e atual.
Há muito tempo já é corrente a utilização de revestimentos com estampas e desenhos em preto e branco, praticamente ícones no mundo da decoração. Mas o colorido de figuras geométricas, linhas e uma série de outros elementos têm feito bonito em diversos espaços. A regra é a de sempre: seguir os princípios decorativos de Harmonia e de Equilíbrio de modo a não “carregar” nas estampas, por mais “limpas” que elas sejam. Cores inusitadas vão bem neste tipo de estampa e é possível encontrar elementos belíssimos com base amarelo ouro e listras azuis por cima. Mas tecidos que contenham as cores dos arco íris ou tom sobre tom também ficam ótimos.

Um belo tapete listrado e colorido complementa o estar agradável. Note a parede em tijolinhos.
Destacamos nas fotos alguns bons exemplos desta nova tendência. Seja ela “fabricada” ou não, é possível utilizá-la com bom gosto em diversas situações: seja num tapete que “sublinhe” um espaço sem muita graça, seja numa poltrona que precisa de maior destaque, seja em uma cortina que pode virar o destaque do ambiente, sabendo equilibrar, os grafismos ficam ótimos.

Cor e listras no tecido "Intervalo" da Safira Sedas.