quinta-feira, 23 de maio de 2013

Decoração rústica, cheia de charme...



Decorando com Criatividade...

Decoração rústica, cheia de charme....

Quer deixar a sua casa rústica com jeito de interior? Então anote as 10 dicas que preparamos para você, inspiradas em uma pousada na cidade de Piedade, em São Paulo, com a ajuda da proprietária Flávia Majolo : 

1-Para conferir este ar gostoso na entrada, a sugestão é mesclar a fachada da casa com tronco de árvore descascado e parede caiada em tom de amarelo. A caiação é feita com uma mistura de cal e água, em uma mão mais diluída na horizontal (1 kg de cal para 3 litros de água) e em outra mais densa na vertical (1 kg de cal para 1,5 litro de água), aplicada na parede com broxa. Para dar cor à superfície, acrescente um litro de cola branca, um copo de óleo de linhaça, meio copo de sal de cozinha e pigmento na tonalidade desejada (óxido de ferro em pó ou pó xadrez) a cada 10 litros de mistura de cal.
 
2-Dê cor à madeira, pintando alguns móveis ou até janelas e portas. O colorido quebra o tom escuro gerado pelos revestimentos amadeirados, além de evidenciar, nesse caso, a simplicidade confortante que aparece em toda a casa.

3- Experimente  aplicar ladrilho hidráulico no chão de cimento queimado. Ele dá um toque delicado ao piso, muito utilizado nos tempos da vovó. Para o verão, o chão frio é refrescante; já no inverno, a dica é abusar dos tapetes bem quentinhos. 

4-  Invista em tijolinhos aparentes. Assim, as paredes não disfarçam a irregularidade de sua estrutura – pelo contrário, trazem toda a beleza da imperfeição.

5- Até o banheiro pode ser um cantinho bem convidativo. Fátima optou por colorir o vidro da janela de amarelo, acompanhando a cor do paninho de croché. “Gosto de usar o amarelo em ambientes muito escuros, dá a impressão de que o sol está entrando em casa. O crochê traz ingenuidade, aquele ar caipira gostoso”, observa. 

6- Reaproveite, recicle e reutilize objetos e materiais. Com um pouco de criatividade, vasinhos, jarras de suco e garrafas vazias acomodam flores e não agridem a natureza.

7- Explore objetos rústicos e artesanais na decoração. Eles trazem a natureza para casa e dão um toque pessoal ao ambiente. 

8- Opte pelo teto feito de bambu trançado, que dá a sensação de espaço arejado. Para instalar 
recomenda-se mão de obra especializada, preferencialmente um marceneiro, que deverá colocá-lo por cima dos caibros e abaixo do ripamento do telhado. Se o lugar for úmido, é aconselhável aplicar impermeabilizantes usados para tratamento de madeiras. Em regiões de muita umidade, a dica é aplicar de duas a três demãos de hidrofugante em todas as faces da treliça.

9- Abuse de plantas e elementos que remetam à natureza. Uma casa de passarinho no quintal é algo simples e atrai visitas que agradam aos olhos e aos ouvidos. 

10- Cortinas curtas e com estampas alegres são leves e deixam a sala mais ventilada. Aproveite para pôr cores e estampas também nas almofadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e ou sugestão...Adoraremos entrar em contato com você.